terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Enxergar é preciso

Minha irmã, há uns 7 anos, descobriu que era míope. Não uma miopia assim dessas que se descobre porque deu uma dorzinha de cabeça ou porque se teve que apertar os olhos por mais de hora para ler a legenda no cinema. Ela descobriu, aos 18 anos, que tinha 5 graus de miopia. 5 graus! Ou seja, não sabia que não enxergava porque lhe faltava o parâmetro, né? Até os 18 anos, enxergar era aquilo... meio embaçado, meio borrado, meio sem contornos. Lembro do oftalmologista, preocupado, perguntando se ela tinha namorado porque... né... depois dos óculos, tudo poderia mudar.
A ideia não é expor a miopia tardiamente diagnosticada da minha irmã, até porque ela nem curte que eu propague essa história por aí (mal sabe que já perdi a conta de quantas vezes contei...).
A ideia é explicar essa sensação de, de repente, pôr óculos e passar a ver nitidamente o que sempre esteve ali na tua frente, todos vendo, todos te descrevendo, mas por conta de uma miopia emocional momentânea, não se enxergava muito bem. Até que um dia, naturalmente, a vida lhe põe os óculos.
E aí a coisa vai desembaçando, vai ganhando contornos - num processo bem mais lento do que a correção da visão da minha irmã, é claro - mas uma hora vai deixar de ser borrão por completo e, como se fossem novos, os olhos tudo verão!
A minha miopia não é nada que me classifique como PNE, ainda que me cause alguns transtornoszinhos por não ter muita afinidade com lentes de contato. Mas o fato é que fui vítima daquela outra. Daquela miopia, daquele astigmatismo, daquela hipermetropia, e, porque não, daquela catarata emocional. É! Não via. Nem de longe, nem de perto. Nem de binóculos, nem de lupa.
Por sorte ou por mérito, não importa, meu diagnóstico deu-se a tempo. Pus os óculos! Já começo a enxergar melhor. Tô no processo. Aquele lento e coisa e tal. Mas tô!
E pra dar uma forcinha no sucesso da recuperação, quem sabe uma acelerada porque enxergar é preciso (!), comprei óculos novos bem grandes. Vai que...né?

3 comentários:

Anônimo disse...

Neammmmm. Vamos todos colocar lente cor de rosa nessa cara!

Muito bom, duplis, virei fa!

Anônimo disse...

Visual legal! Onde vais inaugurá-lo?

Maíra disse...

Ah, já inaugurei por aí, Sr(a) Anônimo(a). Rsrsrs. Tô vendo tudo, tudo, nada me escapa!