quarta-feira, 6 de abril de 2011

Continuar e começar

Não lembro bem quem foi que disse e nem em qual rede social eu li, mas era algo mais ou menos assim: "Hoje eu não quero nada que comece, quero alguma coisa que continue". Pode ter sido a Tati Bernardi que diz umas coisas dessas bem bacanas e que a gente tem a impressão de já ter pensado mas não conseguiu organizar em frase pronta pra ser verbalizada.
Continuar é bom, verdade. Continuar é manso e começar é meio revolto. E se for pra classificar assim num contexto revolucionário (salve as pequenas revoluções!), continuar seria a direita e começar seria a esquerda - isso se direita e esquerda ainda conseguissem significar aquelas coisas que costumaram significar um dia. Se bem que direita e esquerda talvez não sirvam pra classificar continuar e começar. Ou servem? O que sei é que tem a hora do continuar e tem a hora do começar. E é preciso olhar pra dentro e ao redor ao mesmo tempo para saber qual dos dois verbos empregar.
Há mais de um ano eu continuava. Era pra ser assim, me diziam o olhar pra dentro e o olhar ao redor. Acontece que a zona de conforto (porque continuar é confortável pra caramba) começava a apresentar um desconforto escondido lááá no canto, e de repente ficou tão desconfortável que eu me expulsei de dentro dela a chutes e ponta-pés. Me puxei mesmo pelos cabelos, porque se expulsar da zona de conforto não é coisa simples de fazer não.
E aí comecei. E que grata surpresa com o emprego acertado do verbo. E que boa primeira impressão desse começar!

2 comentários:

Rosyan disse...

Estou curiosa.Me conta, então...

Maíra disse...

Trata-se da minha necessidade de recapitalização. Que bem podia ser só uma tarefa a ser cumprida em horário comercial e batendo ponto (pedro pedreiro penseiro esperando o trem)para reabastecer a conta e proporcionar o lazer, mas não foi assim que se deu o causo. É o que dá ser essa menina de sorte que agora se recapitaliza, bate ponto, espera o trem, mas tem tido prazer em tudo isso. =)