terça-feira, 30 de agosto de 2011

Customizando mandinga pelo mundo

Já ouviu falar em customização de mandinga? Pois é. Inaugurou-se a prática no Reveillon deste ano e, desde então, a arrumação não parou mais. Exemplo: uma amiga, cuja identidade preservarei, pegou o seu vidrinho de perfume "chora-aos-meus-pés" e tascou-lhe dentro o nome completo - sem abreviações - de um dito cujo. Porque? Ora, como é que o perfume ia descobrir sozinho quem ela queria que chorasse aos seus pés, não é mesmo? Achei justo. Tasquei logo no meu vidrinho de perfume "chama-dinheiro" um papel dobrado com um valor de salário que me apetecesse - com cifrão, vírgula e deixando bem claro que era valor mensal, nada de parcela única.

Tá. Aí, caminhando pela 18 de julio, em Montevideo, me deparo com a Fuente de los Candados, uma fontezinha muy hermosa, lotada de cadeados presos nela e uns nos outros, e uma plaquinha que assim dizia: "La leyenda de esta joven fuente dice que si se lo coloca un candado com las iniciales de dos personas que se aman, volveran juntas a visitarla y su amor vivira por siempre...".

Éramos três as brasileñas abobalhadas diante de tanta fofura. Todas com o coração ou vazio ou preenchido inadequadamente. É! Mas todas morrendo de vontade de prender um cadeadinho ali, sabe?
Primeiro seguimos, como quem nem se importa, mas foi pôr o olho num kiosko que vendia cadeados por ali que...aaah, vamo customizar, né?

Houve uma que achou melhor não arriscar. Não comprou cadeado nenhum e ficou por ali a admirar o amor dos outros e registrar a presepada das demais.
Houve uma que achou por bem escrever as suas iniciais e desenhar ao lado uns três corações e atribuiu à Fuente a responsabilidade de escolher uns donos bem bacanas para voltar com ela à Montevideo.
Houve uma que, na maior cara de pau, inventou para si mesma e para as demais, que ia desafiar a Fuente. (Ah, tá!). Tascou as iniciais do inadequado ao lado das suas, prendeu e nem olhou pra trás. Quer só ver se é verdade mesmo a tal lenda. An-han.

E que conste nesta história: que tudo foi escrito com lápis de olho; que estava chovendo; que, caso os corações vazios ou as iniciais do inadequado forem trazer algum mau agouro, autoriza-se desde já a customização automática da mandinga para que a chuva borre o lápis de olho no cadeado e a Fuente não consiga ler coisa alguma do que las chicas brasileñas escreveram.

Nenhum comentário: